sexta-feira, 29 de julho de 2022

 Abílio chegou ao pavilhão onde será rezada a missa quarenta minutos adiantado. Ajoelhou-se, benzeu-se e logo ali perto do altar pediu a Deus. Outros poucos chegavam, ajoelhavam-se e ali ficavam. Quando se sentou tirou o seu terço e o diácono começou a recita do Santo Rosário. Sucediam as Aves-Marias. O cabo estava concentrado na recitação enquanto muitos entravam, ajoelhavam-se e se benzem.

Salve Rainha, Mãe de Misericórdia vida doçura e esperança nossa,A ti chamamos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas nós degradados filhos de Eva. Eia, pois Advogada nossa, vossos olhos misericordiosos a nós volvei e depois deste desterro mostrai-nos Jesus. Bendito fruto do Vosso Ventre. O Clemente,o piedosa, o doce sempre Virgem Maria, rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Tinha acabado a recitação do Rosário, o pavilhão está cheio. Abílio está entre altas patentes. Imidiatamente entra o padre com o seu corso e todos se levantam: 

- Em nome do Pai, Filho e Espírito Santo. Depois anuncia os nomes dos oficiais que participam na homilia e por fim diz "Ulisses está a beira da morte, mas continua a combater os Ímpios. Sentou-se e todos se sentaram. No púlpito faz-se a primeira leitura:

São Marcos 6. Jesus alimenta cinco mil pessoas. Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, então a ensinar-lhes muitas coisas. A hora já ia muito adientada, quando os discípulos se aproximaram e disseram: O lugar é deserto e a hora vai muito adientada. Manda-os embora para irem aos campos e aldeias comprar e comer. Jesus respondeu: Dai-lhes vós mesmo de comer. Mas ele perguntou: Quantos pães tendes? Ide ver. Depois de se informarem, responderam: Cinco pães e dois peixes. Ordenou-lhes que os mandassem sentar por grupos na erva verdes. E sentaram-se por grupos de cem e cinquenta. Jesus tomou, então os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos ao céu, pronunciou a benção, partiu os pães e dava-os aos discípulos, para eles os repartissem. Dividimos dois peixes por todos comeram até ficarem saciados. E havia ainda doze cestos com bocados de pão e os restantes peixes. Ora os que tinham comido daqueles pães eram cinco mil homens.

A seguir subiu outro oficial ao púlpito e cantou o Salmo 28. O padre levantou-se e todos se levantam. O sermão foi longo sobre a alimentação do Mundo e dos quartéis. 

-  

Sem comentários:

Enviar um comentário